COUNTING GAME

A sua principal função é elevar o nível de audição, concentração e energia do grupo. Pode ser realizado com variações.


Palavras-chave - Exercício de abertura e aquecimento.

Finalidade - Para acentuar a concentração e a capacidade de ouvir o grupo; o exercício também pode ser útil para conhecer a numeração na língua anitriã.

Descrição - Os participantes estão dispostos em círculo. Todos estão em silêncio e devem ter a maior concentração. Um dos participantes, ao acaso, inicia o jogo pronunciando o número um, posteriormente, sempre de forma aleatória, outro participante pronunciará o número dois, depois outro o três e assim sucessivamente até atingir o número trinta. Se dois participantes disserem um número ao mesmo tempo, o jogo pára e começa novamente do número um.

Duração - De um mínimo de 5 a um máximo de 10 minutos.

Variações - Primeira variante (para grupos muito grandes). Tudo começa mas, em vez de chegar ao número 30, cada participante uma vez dito o número se senta até os participantes estarem exaustos. Se dois partem juntos, todos se levantam e se começa novamente de um. Segunda variante (quando o grupo atingiu uma condição de alta concentração) mesma situação da primeira variante, mas em vez do número, diz-se seu próprio nome.

Observações - Normalmente, assiste-se a procura por parte dos membros do grupo de estratégias para tentar facilitar o jogo, por exemplo, contando muito rapidamente ou “telefonando” a intenção de dizer o número e assim por diante. O condutor deve ter o cuidado, em vez, de trazer tudo de volta para um plano de escuta mútua.