A JANGADA

É um exercício com múltiplas funções. Em primeiro lugar, permite aumentar a consciência do corpo no espaço e pode ser usado em mui- tas variações também para ins de aprendizagem de línguas.


Palavras-chave - Exercício de abertura e aquecimento.

Finalidade - Consciência do espaço e da ação através dele.

Descrição - O exercício deve ser realizado em silêncio e com um bom grau de concentração. Consiste em caminhar no espaço ocupando-o uniformemente sem colidir com os outros. Enquanto se caminha, as mãos e os braços são estendidos e relaxados ao longo dos lados. Os olhos olham para a frente e não para o chão. O exercício é comumente chamado “Jangada” para deixar claro que as pessoas devem ocupar o espaço em sua totalidade. Se, de facto, em uma jangada, todos estão reunidos em um canto, ele se vira. Existem muitas variações deste importante exercício; algumas serão descritas nas ichas seguintes.

Duração - De um mínimo de 5 a um máximo de 10 minutos.

Observações - Normalmente, especialmente nas primeiras sessões de trabalho, assistimos ao facto de que os participantes começam a andar em círculos, seguindo um ao outro. O operador terá que quebrar esse hábito e forçar os participantes a uma maior autonomia e consciência do espaço.