A - TRANSFORMAÇÃO

Esta é uma evolução do exercício anterior. Além de permitir o desen- volvimento da criatividade, também serve para dar nomes aos objetos e pode ser usado para aprender novo vocabulário na língua anitriã.


Palavras-chave - Exercício de exploração do objeto.

Finalidade - Estimular a criatividade e desenvolver a capacidade de invenção.

Materiais - Objetos de vários tipos espalhados na sala.

Descrição - Esta é uma evolução do exercício anterior. Nesta versão, haverá muitos objetos espalhados pela sala. Cada um dos participantes numa primeira fase irá praticar pegando nos objetos e mudando criativamente a sua função e uso. Numa segunda etapa, o formador irá pedir aos participantes para escolher um objeto entre os muitos disponíveis e com os quais ter-se-á treinado e utilizar apenas aquele pelo menos em três maneiras diferentes. Esses três usos diferentes devem formar a base de uma microstoria sem palavras. O objeto, nas diferentes funções, deve ser nomeado, antes da execução da história mímica, no idioma de acolhimento.

Duração - Aproximadamente 15 a 20 minutos.

Comentários - Como na versão anterior, ninguém pode replicar a função do objeto. Todos devem se esforçar para encontrar um novo modo de uso e um novo signiicado.

Pré-requisitos - Variações: não presentes.