ESCREVER NÚMEROS E SÍMBOLOS

Palavras-chave - Números e símbolos.

Finalidades - Aprender a reconhecer as formas de cifras e símbolos matemáticos.

Pré-requisitos - Saber contar de 0 a 10 na língua local.

Descrição - O formador num cartaz ou num quadro negro mostra os dígitos e símbolos a serem usados e escreve o nome correspondente para cada símbolo e número.

O grupo é dividido em subgrupos de n pessoas, dependendo de quantos símbolos devem ser representados.

Cada subgrupo tem 10 minutos para decidir como representar com seus corpos uma sequência de n cifras/símbolos de significado feito de modo que cada participante com seu corpo represente uma igura ou um símbolo.

No final da criação, cada subgrupo mostra aos seus companheiros a sua própria sequência e o grupo de espectadores terá de adivinhar e dizer em voz alta o que é.

Exemplo: 5+3-2 consiste em cinco símbolos assim que deve ser representado de 5 participantes.

Duração - Cerca de 30 minutos.

Variações - É possível dramatizar muito a construção da peça, propondo aos participantes a escolha de uma banda sonora, ou um passeio especial para entrar em cena, ou mesmo um cenário que caracterize a cena (por exemplo, antigos egípcios, ilmes de ação, etc. ...).

Em um grupo com uma boa harmonia e onde o contato físico não é um tabu, pode-se pedir que cada símbolo seja representado por mais pessoas em contacto umas com as outras.

Observações - Para o sucesso da atividade é importante deinir muito bem os elementos teatrais: o palco, o público, onde os atores entram, em que ordem, o começo e o im da “performance”.