VALOR POSICIONAL

Palavras-chave - O valor posicional.

Finalidades - Compreender o valor posicional das cifras.

Pré-requisitos - Saber contar de 0 a 10 na língua local.

Descrição - O formador deine um espaço que será usado como um palco. Usando papel scotch ou similar, a largura do palco é dividida em quatro partes iguais representando unidades, dezenas, centenas e milhares, respetivamente.

Deixa-se aos participantes 5 minutos para imaginar como representar individualmente, sem falar, uma ação concreta (por exemplo: comer, cavar...) em 4 versões diferentes, de muito pequenas a muito grandes. Em seguida, cada participante representa sua ação no palco, começando da área das unidades e passando depois para dezenas, centenas e milhares. Cada passo requer que a ação seja ampliada em comparação com a anterior. Pode-se decidir ampliar a ação em termos de movimentos, intensidade, efeitos, etc... tentando destacar o máximo possível a ampliação que ocorre passando de uma área para outra no palco.

Duração - Cerca de 30 minutos.

Observações - Essa atividade funciona muito bem se o grupo tiver certa familiaridade com a dimensão teatral e os participantes já tiverem superado o constrangimento de se apresentar diante de seus acompanhantes.