CONTAGEM DAS TABELAS
Palavras-chave - Contagem, tabelas.
Finalidades - Treinar os participantes para contar as tabelas no idioma local.
Pré-requisitos - Saber os números no idioma local, saber como fazer facilmente o exercício “O círculo N+1”.
Descrição - O grupo é organizado em um círculo. O educador declara qual tabela o grupo terá que contar. Para esta descrição tomamos como exemplo a tabela de 3. Exatamente como na atividade “O círculo N+1” os participantes caminham no local com um ritmo comum mantendo o tempo com os pés. O formador explica para o grupo que contará a tabela de 3.
O educador inicia o jogo contando em voz alta 1 a tempo com seu próprio ritmo, a pessoa à direita do maestro contará, em mente, 2 para o próximo passo e assim por diante até chegar a 30. Os participantes dirão apenas os números em voz alta múltiplos de 3, enquanto os outros números serão contados em mente. É importante que os números que não pertencem à tabela escolhida no início não sejam chamados em voz alta. Em caso de erro, recomeçar-se-á a contar novamente a partir de 1.
Duração - A partir de 10 minutos, dependendo das variações.
Variações - Uma vez entendido o mecanismo, o grupo pode ser convidado a continuar contando além do décimo múltiplo (30 no nosso exemplo) e o jogo é interrompido apenas quando um participante está errado.