A SUBTRAÇÃO
Palavras-chave - Subtração, as quatro operações.
Finalidades - Compreender o mecanismo de subtração.
Pré-requisitos - Saber contar na língua de acolhimento.
Materiais - Música.
Descrição - O espaço é dividido em palco e plateia. O formador divide o grupo em subgrupos de acordo com as operações que ele quer representar.
Por exemplo, para descrever o exercício, vamos levar a operação «6 - 4». Na subtração 6 é chamado minuendo e 4 é chamado de subtraendo.
O formador cria um subgrupo que consiste em 10 elementos. O minuendo é representado por 6 componentes. O subtraendo é composto das 4 pessoas restantes.
O grupo que representa o minuendo constrói uma imagem estática, simplesmente vai organizar-se no palco com todos os participantes imóveis em contacto uns com os outros.
Depois de ter composto a imagem do minuendo, o formador inicia uma música. Na música o primeiro componente do subtraendo entra em cena com uma caminhada engraçada, é direcionado para o quadro do minuendo e tocando com uma mão escolhe um componente do minuendo. O escolhido deve imitar a caminhada proposta e seguir o proponente em uma espécie de desile no palco e depois fora do palco. O mesmo acontecerá com os outros 3 membros do subtraendo; cada membro entra com um passo particular diferente dos anteriores.
No final da sequência, os que representam o resultado da operação permanecem em cena, que neste caso é 2.
Duração - Cerca de 30 minutos.
Variações - Pode ser interessante em um momento posterior para executar operações com minuendo menor do subtraendo para mostrar que não é possível fazê-lo com os números naturais, ou para mostrar a necessidade dos números relativos.
Observações - Esta atividade funciona muito bem se o grupo tem uma certa familiaridade com o contacto físico e os participantes já superaram o constrangimento de se apresentar na frente de seus companheiros.