A MULTIPLICAÇÃO

Palavras-chave - Multiplicação, as quatro operações.

Finalidades - Compreender o mecanismo de multiplicação.

Pré-requisitos - Saber contar na língua de acolhimento.

Materiais - Música.

Descrição - O espaço é dividido em palco e plateia. O formador divide o grupo em subgrupos de acordo com as operações que ele quer representar.

Por exemplo, para descrever o exercício, vamos fazer a operação «5 x 3». Na multiplicação, 5 é chamado multiplicando e 3 é chamado multiplicador.

O espaço está vazio e todos os participantes estão fora da área de trabalho. Com uma música escolhida pelo formador, um componente entra em cena com um passeio engraçado. Quatro outros participantes seguem o primeiro, tentando copiar a maneira proposta de caminhar. Desta forma, há cinco pessoas no espaço andando juntos com a mesma caminhada. Na parada da música pelo formador, o grupo de 5 cria uma escultura composta de estátuas em contacto umas com as outras. O primeiro grupo completou assim sua tarefa.

Neste ponto a música começa novamente e um segundo grupo de 5 pode entrar na cena, que com uma caminhada diferente executa a mesma sequência que a primeira até chegar à escultura.

O mesmo para o terceiro grupo.

Ao final, haverá no palco 3 grupos de 5 pessoas para os quais será fácil para os espectadores contar o resultado da multiplicação dada pelo número de pessoas no palco.

Duração - Cerca de 30 minutos.

Observações - Esta atividade funciona muito bem se o grupo tem uma certa familiaridade com o contacto físico e os participantes já superaram o constrangimento de se apresentar na frente dos seus companheiros. Também é importante escolher a música apropriadamente e garantir que os participantes melhorem muito os passeios engraçados.