CÁLCULO MENTAL

Palavras-chave - Cálculo mental, operações, tabelas.

Finalidades - Treinar ludicamente o cálculo mental.

Pré-requisitos - Saber contar, conhecer as 4 operações.

Descrição - Se joga em 2, o grupo age como um público. O formador delimita uma área que atua como palco para o duelo. Os dois participantes organizam-se no meio do palco de costas, como em um duelo western. No início dado pelo formador, os dois adversários dão 3 passos em direções opostas. No final do terceiro passo, o formador diz em voz alta uma operação a ser realizada mentalmente. Os duelistas podem-se virar e imitar para atirar no oponente apenas dizendo em voz alta o resultado da operação sugerida pelo formador. Quem primeiro “atira” no resultado correto vence o duelo e permanece em pé enquanto o adversário “atingido” cai no chão e é eliminado. Após a eliminação, um novo desaiante pode entrar no jogo.

Duração - Cerca de 30 minutos.

Variações - Dependendo do nível de competitividade que se deseja imitir no jogo, pode-se decidir em trocar os pares de duelistas em cada rodada ou deixar que o jogador que responde corretamente permaneça em jogo.

Observações - É importante avaliar se os participantes estão prontos para se desaiarem uns aos outros ou se, ao contrário, o clima competitivo poderia inibir os mais fracos no cálculo. Para diminuir a tensão que deriva da competição, é importante que o formador mantenha um clima muito divertido.

É importante avaliar a dificuldade das operações propostas em relação às habilidades dos participantes.