GEOMETRIA PLANA

Palavras-chave - Geometria.

Finalidades - Introduzir elementos da geometria plana.

Materiais - Uma vara de 100 - 120 cm para cada participante.

Descrição - O formador mostra ao grupo como usar o bastão em uma luta teatral. Existem 3 possíveis ataques: ataque de cima para baixo, na cabeça; ataque horizontal, na altura do pescoço/ombro; ataque baixo, diagonalmente lateralmente do topo até as pernas.

Cada tiro de ataque tem o golpe de defesa correspondente.

Os participantes, em pares, treinam para entender e fazer espontaneamente os seis tiros de ataque e defesa.

Uma vez adquirida uma certa familiaridade com as varas, os participantes são divididos em pares e inventam uma história que inclui um combate, ou uma sequência de tiros de ataque e defesa, que se desenvolve com uma sua própria história e sequencialidade.

Na sequência do combate, os pares devem inserir três momentos de imobilidade da cena em que os paus representam entidades geométricas conhecidas. (por exemplo, linhas paralelas, ângulo agudo, etc ...).

As lutas são mostradas uma de cada vez para o resto do grupo.

Duração - A partir de 45 minutos.

Variações - Os corpos geométricos a representar podem ser dados pelo formador ou escolhidos pelos combatentes. No segundo caso, pode ser interessante pedir ao grupo que adivinhe os corpos representados durante os momentos de imobilidade da cena.

Em vez de usar o combate de varas, pode-se pedir aos participantes que inventem uma história em que as varas sejam transformadas criativamente em algo diferente do que são. Quanto às lutas, a história terá momentos de imobilidade da cena onde será possível identificar entidades geométricas formadas por bastões no palco.