ENUNCIAR DEFINIÇÕES E TEOREMAS

Palavras-chave - Geometria, Álgebra.

Finalidades - Reine a capacidade de enunciar uma deinição, teorema,etc ....

Materiais - Uma folha preta de 2m x 2m.

Descrição - Os participantes são divididos em pares. Cada par escolhe o que dizer entre deinições, teoremas, axiomas, etc ...

Para enunciar o conceito, um dos componentes pode usar as mãos e o outro a palavra. O par é colocado com um componente sentado em uma cadeira enquanto o outro se ajoelha atrás do parceiro e passa os braços por baixo do assento daquele que está sentado. Aqueles que estão sentados, por sua vez, carregam seus braços atrás deles e atrás das costas do parceiro.

Então montados os dois componentes podem falar ajudando uns aos outros: o sentado pode falar, o ajoelhado pode mexer os braços para gesticular nas palavras do acompanhante. Para tornar a situação mais eficaz, é importante cobrir o tórax da pessoa sentada com um pano para que os braços da pessoa ajoelhada possam sair de debaixo do tecido. A pessoa ajoelhada também deve esconder a sua cabeça da visão pública, abaixando-a atrás das costas de seu parceiro sentado. Cada par tem 10 minutos para decidir qual conceito enunciar ao público, atribuir os papéis internos ao par e decidir como coordenar a voz e os gestos do outro durante o espetáculo.

O formador explica ao grupo o contexto em que a ação ocorrerá: estamos em uma conferência internacional e, finalmente, depois de muitos anos de espera, um segredo finalmente será revelado que revolucionará o conhecimento matemático moderno.

Cada par apresenta seu conceito ao grupo, o educador atua como apresentador e o grupo é o público da conferência mencionada.

Duração - A partir de 45 minutos.

Observações - É muito importante neste caso a função de apresentador coberto pelo formador. Teatralizar bastante a situação da conferência pode promover a diversão do público e dos palestrantes.