GRANDEZAS SEXAGESIMAIS

Palavras-chave - O relógio, segundos, minutos, horas, ângulos, primeiro, segundos.

Finalidades - Compreender a relação entre segundos, minutos, horas e, em geral, com medidas em sexagésimo.

Materiais - Música.

Descrição - O formador divide os participantes em grupos de três pessoas. Em cada grupo, os três componentes representam segundos, minutos e horas, respectivamente.

O formador pede aos participantes que realizem uma performance escolhendo um contexto, uma música, os personagens e os relacionamentos recíprocos. A performance é composta de ações que acontecem de acordo com uma sequência precisa, como acontece com as mãos de um relógio ou em um carrilhão.

A ação é iniciada por aquele que representa os segundos: ele executa uma ação repetitiva e somente quando essa ação é completada um certo número de vezes que o caracatere dos minutos é ativado. Quando a sequência de minutos terminar, o caractere de hora também será ativado.

É importante que o condutor clarifique a interdependência entre horas, minutos, segundos, e explique que não é possível respeitar o tempo real de um relógio (isto é, esperar 60 segundos, porque se movem os minutos e 60 minutos, porque se movem as horas), a representação é uma metáfora que mostra a relação entre segundos, minutos e horas e, em geral, entre quantidades com submúltiplos em sexagésimos (graus, primeiros, segundos).

Uma ajuda aos participantes pode ser dada a partir da solicitação para representar o relógio/carrilhão sobre três círculos concêntricos de modo a ter um arranjo espacial claro que facilita a compreensão das fases: quando o personagem do último completou uma volta pode começar o dos minutos e assim diante.

O condutor dá ao grupo um tempo deinido para criar a performance.

Cada grupo mostra um ciclo completo de seu relógio/ carrilhão aos companheiros.

Cada performance deve respeitar três regras: ter um começo claro, uma parte performativa e uma saída.

Os três personagens entram na cena, um de cada vez, tomando posição no espaço e são imobilizados. Quando todos estiverem prontos, o relógio/carrilhão começa a funcionar e pára após completar pelo menos uma volta completa.

Duração - A partir de 30 minutos.