UNIDADES DE MEDIDA

Categoria - números, unidades de medida.

Finalidades - Familiarizar com as unidades básicas de medida (litros,

gramas, metros).

Materiais - Música.

Descrição - O formador divide os participantes em subgrupos de 5 a 6 pessoas.

A cada subgrupo é dado um tempo (pelo menos 20 minutos) para preparar sua própria performance, que será mostrada para o resto do grupo.

Cada subgrupo deve apresentar uma receita da qual os participantes individuais são os ingredientes. Cada ingrediente tem seu próprio jeito de se mover e seu próprio caráter. Por exemplo, o café pode ter um movimento luido e nervoso, manteiga lenta e pesada, etc. Cada grupo elege seu próprio apresentador.

O espaço é dividido em plateia e palco. O palco é usado circularmente como se fosse uma pista de circo. Na performance, com uma música previamente escolhida, os ingredientes entram um de cada vez, introduzidos pelo seu apresentador, como se fossem os artistas de um circo e que se vão organizar na pista. Mais tarde, quando todos os ingredientes são implantados em frente da audiência, o apresentador começa a declamar a preparação da receita, pedindo para cada ingrediente uma quantidade exacta e especificando a unidade de medida. Quando questionados pelo apresentador, os ingredientes começam a interagir uns com os outros, a transformar se submetidos a calor, misturados, etc ... até chegar ao prato final.

Duração - A partir de 45 minutos.

Variações - Como uma alternativa à preparação da receita é possível pedir os grupos para encenar a construção de qualquer coisa que é composta de várias partes que têm uma identificação clara em termos de unidades de medida. Por exemplo, a realização de um móvel Ikea em que o apresentador, em vez da receita, lê as instruções de montagem. Ou a construção de um monumento famoso (por exemplo, a estátua da liberdade).

Observações - É muito importante ressaltar a dimensão do circo para tornar os ingredientes e a criação da receita agradável e de fácil representação. Neste sentido, a escolha da música que suporta as ações é muito importante e o formador pode recomendar aos grupos a música apropriada para o propósito.