REPRESENTAR MONÓMIOS E POLINÓMIOS

Palavras-chave - Cálculo literal, monómios, polinómios.

Finalidades - Compreender a representação de monómios e polinómios.

Materiais - Resma de papel A4, canetas de ponta grande, casacos de 2 cores, música.

Descrição - Todos os participantes são transformados em monómios que irão apresentar-se em um desile.

A transformação em monómio segue regras muito precisas, funcionais à compreensão do próprio conceito de monómio, que o maestro deve introduzir: cada pessoa representa uma letra ou um número a jaqueta colorida representa uma letra (por exemplo, amarelo é X, laranja é Y) o coeficiente está escrito na folha A4 e é colocado na mão pela letra na altura da barriga o expoente (de 2 a 5) é representado pela mão esquerda, acima da cabeça o sinal não está escrito na folha: se é positivo, a pessoa é orientada em frente ao público, se é negativa, a pessoa dá as costas ao público.

Os participantes decidem qual monómio representar e, portanto, se trabalham sozinhos ou em pares.

Exemplos: 3X2 - uma pessoa

3X2Y3 - duas pessoas

Uma vez que os participantes tenham decidido qual monómio representar o formador divide o espaço em duas áreas: público e passarela. Metade do grupo é o público, a outra metade vai na passarela para o show e no final do show os dois grupos invertem os papéis.

O show inclui o uso da música e a presença de um apresentador (o formador ou um participante particularmente criativo na improvisação da descrição dos modelos enquanto eles estão no desile).

Como em um desile de moda real, os monómios aparecem na passarela um de cada vez, cada um com sua própria maneira de andar, eles andam na passarela para mostrar-se com ênfase para o público. O apresentador descreve os modelos na passarela de uma maneira engraçada.

Duração - A partir de 45 minutos.

Variações - A mesma estrutura pode ser usada para a apresentação de polinómios simples.

Observações - É muito importante neste caso a função de apresentador coberto pelo formador. Teatralizar a situação do espetáculo muito pode encorajar o gozo do público e dos modelos.